top of page
  • Foto do escritorVinicius Andrade

P/EBITDA (PREÇO/EBITDA)

O P/EBITDA (Preço sobre EBITDA) é um indicador financeiro utilizado para avaliar se uma empresa está subvalorizada ou supervalorizada pelo mercado. Esse múltiplo é amplamente utilizado em análises de empresas, principalmente em processos de avaliação para fusões e aquisições, e compara o valor de mercado da empresa com seu EBITDA (Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation, and Amortization), que traduzido significa Lucro Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização.


Fórmula do P/EBITDA


P/EBITDA = Preço da Ação x Número de Ações / EBITDA


Componentes:


  1. Preço da Ação: Valor de mercado atual de uma ação da empresa.

  2. Número de Ações: Quantidade total de ações emitidas pela empresa.

  3. EBITDA: Lucro operacional da empresa antes de deduzir os juros, impostos, depreciação e amortização.


Interpretação:


  • P/EBITDA baixo: Pode indicar que a empresa está subvalorizada ou que está enfrentando dificuldades operacionais. Investidores podem ver isso como uma oportunidade de compra.

  • P/EBITDA alto: Pode sugerir que a empresa está supervalorizada ou que está operando muito bem e, portanto, é considerada um investimento de baixo risco.


Vantagens do P/EBITDA:


  • Independência de Estrutura de Capital: Como não considera os juros, é útil para comparar empresas com diferentes estruturas de dívida.

  • Foco na Operação: Exclui depreciação e amortização, que são despesas não-caixa, dando uma visão mais clara da eficiência operacional da empresa.


Limitações do P/EBITDA:


  • Desconsidera Capex: Não leva em conta o capital gasto em investimentos (Capex), o que pode ser relevante para empresas intensivas em capital.

  • Dependente de EBITDA: Empresas podem manipular o EBITDA para parecer mais lucrativas.


O P/EBITDA é uma ferramenta valiosa para análise financeira, mas deve ser usada em conjunto com outros indicadores e análises para obter uma visão mais completa da empresa.

0 visualização

Posts recentes

Ver tudo

ROE

ROE (Return on Equity), ou Retorno sobre o Patrimônio Líquido, é um indicador financeiro que mede a capacidade de uma empresa em gerar lucros a partir do seu patrimônio líquido. Ele mostra a eficiênci

ROA

ROA (Return on Assets), ou Retorno sobre Ativos, é um indicador financeiro que mede a capacidade de uma empresa em gerar lucros a partir dos seus ativos totais. Ele mostra quão eficiente uma empresa é

MARGEM LÍQUIDA

A Margem Líquida é um indicador financeiro que mede a rentabilidade final de uma empresa, ou seja, o quanto do seu faturamento se transforma em lucro líquido após a dedução de todos os custos, despesa

Comentários


bottom of page